Campanha Choque de Amor

Atualmente, na cidade do Rio de Janeiro, cerca de seis mil pessoas estão desabrigadas e vivendo nas ruas. Além da violência per se desta condição – privados de higiene, proteção contra o calor, frio, chuva; sem garantia de alimentos; sem condições básicas de saúde; com laços familiares rompidos – essa população é alvo frequente de discriminação e desrespeito aos direitos humanos. Devido aos megaeventos internacionais e à valorização imobiliária de regiões da cidade, ocorre uma política de “higienização”, constatando-se o aumento de violações. As remoções forçadas são frequentes, envolvendo o uso de violência e o recolhimento dos bens pessoais, violando os direitos básicos de ir e vir da população de rua garantidos na Constituição da República. A campanha “Choque de Amor – Seu olhar pode salvar” busca transformar essa realidade através de ações de prevenção, denúncia e proteção. A finalidade é replicar a iniciativa para outros agentes abrangendo mais regiões. A ação é iniciada através de um crachá de identificação de parceria da população em situação de rua, acompanhado de um informativo explicando o que é abuso de autoridade. Uma rede de voluntários observadores e advogados parceiros foi construída para denúncia das ações, registros em vídeo e oficializações dos casos, mediante a utilização da plataforma Defezap. Uma cartilha e instruções para a filmagem de um vídeo-denúncia são compartilhados em locais de comércio, redes sociais e através do site www.choquedeamor.projetoruas.org.br. A proposta da Campanha será estruturada em um projeto fixo, contínuo e ativo em toda a cidade. Os resultados almejados são a conscientização da sociedade civil sobre o desrespeito com a população em situação de rua e diminuição da violência. Proporcionar um ambiente mais seguro para a população em situação de rua é criar uma cidade humanizada e acolhedora, que não fecha os olhos para os tão comumente considerados invisíveis em seus espaços.

Claudete Esteves Klumb, graduada em Medicina pela UNIRIO, doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Médica e Pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer. Voluntária no Projeto RUAS. No Choque de Amor atua no gerenciamento dos crachás.
Larissa Montel, formada em Relações Internacionais pela UNESP, mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ, coordenadora de projetos do Projeto RUAS e responsável pela capacitação e inscrição de voluntários no Choque de Amor.
Leonardo Gialliuisi da Silva Sá, advogado formado na UCP. Sócio do escritório de advocacia Silva Sá, voluntário do Projeto RUAS e assessor jurídico da campanha.
Luise Magalhães Valentim, Engenheira Ambiental pela UVA, Pós Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho na UFRJ, Consultora Ambiental e atuante há quatro anos no terceiro setor, Coordenadora de Sustentabilidade do Projeto RUAS e é responsável pela captação de parceiros na campanha.
Maria Paola de Salvo, Jornalista pela USP e mestre em Comunicação para o Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). Gerente de comunicação da consultoria Global Health Strategies. No Projeto RUAS atua como Coordenadora de Comunicação e na campanha é responsável pela criação de mídia.
Murillo Sabino, engenheiro de produção na PUC-Rio, Diretor institucional e co-fundador do Projeto RUAS, representante geral da campanha.