Desarmário

O preconceito contra pessoas do movimento LGBT pode ser considerado um dos maus do século. Não somente no Rio de Janeiro, como no mundo inteiro. Mas é necessário perceber que para conseguir mudar o mundo, é preciso mudá-lo aos poucos. À cada momento é criado um pré conceito sobre uma pessoa que beija alguém do mesmo sexo, críticas e julgamentos constroem cada vez mais alvos de violência por conta do que são. Logo, é preciso que as pessoas obtenham novos pontos de vista sobre o que é ser um LGBT, explorar o outro lado que talvez muitos não saibam. A cidade do Rio de Janeiro ainda é muito carente de algo que sensibilize a população quanto à este assunto, embora discussões sobre este movimento tenha crescido considerávelmente. É notável o quanto as pessoas ainda se incomodam ao perceber um casal homossexual em locais públicos, e o quanto troca de carinhos como abraços e andar de mãos dadas podem afetar no tratamento de uma pessoa com a outra, principalmente se esta pessoa é alguém conservador. Isto implica muito na liberdade de expressão das pessoas. Os integrantes do grupo Desarmário decidiram mostrar seus pontos de vista sobre este assunto com o objetivo de visar a relação do homossexual com ele mesmo e entre a sociedade, enfatizando que não há nada de diferente em mar pessoas do mesmo sexo. Tudo partiu de um questionário colaborativo respondido por oitenta jovens homo e bissexuais contando sobre seus processos de auto aceitação, e no que sua sexualidade implica nas pessoas. A intervenção será com um armário, onde quem entrar alí poderá ouvir um depoimento desenvolvido pelos criadores do projeto com base no questionário colaborativo. Também haverá camisetas serigrafadas com a frase "Desarme o preconceito, arme seu amor" para quem quiser adquirí-las. Além de adesivos e broches.

Gustavo Ruivaco, nascido em 1997. Aos 16 estudou Comunicação Visual no Senai, formou-se com 17. Com 18 ingressou na Oi Kabum. No final do curso ele e amigos criaram o Projeto Desarmário, com intuito de ajudar jovens e adultos de forma interativa a entender o cotidiano de homossexuais e bissexuais.
Thaynná Bastos, ariana, 20 anos. Bissexual assumida, formada em Designer Gráfico pela Oi Kabum! Rio e cursando atualmente Designer Gráfico na Universidade Estácio. Negra empoderada. Na luta à favor do amor e da liberdade de expressão, mantendo a crença de que o brilho nos olhos sempre será o mais importante.
Luiane Amorim, conhecida por Lu, nasceu no dia 12 de Dezembro de 94. Criada pela mãe, Sandra Amorim, merendeira de uma escola publica do Rio. Formada no curso de Design Gráfico pela Oi Kabum, Luiane ingressou na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Sociologia para aprofundar-se nas relações humanas.