GRITO URBANO

O projeto pretende chegar até a cracolândia que existe na Comunidade do Jacarezinho, localizada na beira de uma das maiores avenidas da Zona Norte do Rio de Janeiro. A situação de desrespeito existe para ambos os lados: no dia-a-dia dos moradores de cenas de sujeira, desespero e paredes manchadas pela fumaça das fogueiras dos moradores de rua. E a invisibilidade, falta de oportunidade e humilhação daqueles que foram esquecidos pelo sistema. O projeto é baseado na cultura que tem sua história vinda das periferias e que é produzida pra quem vem de lá: o Hip-Hop. A proposta é realizar um evento urbano onde apresentaríamos para comunidade os 9 elementos dessa cultura: DJ, Mc, Bboy/Bgirl, Graffiti, BeatBox, Moda, Linguagem, Empreendedorismo e Conhecimento. Todos os elementos serão representados por artistas locais, trazendo pra perto dos moradores referências reais das transformações e oportunidades que o hip-hop trás. No evento serão realizadas rodas de debates com Mc’s, produtores e pessoas influentes no hip-hop. Além de oficinas de escrita e poesia, graffiti e breakdance. Vamos trabalhar também com ações sociais, distribuindo refeição, roupas e livros. Além de cabeleireiros auxiliando na higiene pessoal.

Acreditando que o Hiphop é a salvação mais próxima da realidade da periferia, que não discrimina cor, gênero, classe social, idade, nem ideologias pessoais, a intenção do projeto é provar que a arte de rua pode salvar pessoas através da palavra e conhecimento. Pros moradores vai produzir novas lembranças de um local que passa por muitas dificuldades, pros moradores de rua trás a visibilidade e a possibilidade de reintegração com a comunidade, além de promover encontro de importantes artistas da cena, reafirmando a resistência da cultura e do espaço que ela visa conquistar. A grande ação de respeito será a convivência de toda a comunidade em prol da cultura de rua.

Bruno Cezar Silva da Fonseca - 21, profissional na área de eventos
Ingrid Gomes de Souza - 19, estudante de Publicidade e Propaganda, Designer de Interiores, estudante de cenotécnica.
Larissa Ferreira - estudante de História da Arte e estudante de Costura e Figurino
Raissa de Castro Barros Malveira - 20, técnica em eventos, produtora de eventos culturais e voluntários, estudante de cenotécnica e produtora do evento Batidão Cultural em Manguinhos (ação local de Manguinhos).