Soltando Idéias

A comunidade de Guandu, na região periférica de Santa Cruz, sofre condições de desrespeito que se manifestam na distribuição desigual de infraestruturas e no desinteresse dos órgãos públicos e privados quanto à revitalização e manutenção dos espaços públicos. Apesar da existência de uma Lona Cultural, que teria que hospedar atividades relacionadas à arte e cultura - mas fica fortemente subutilizada - falta um espaço de lazer para as crianças brincarem em condições de segurança. O campo do lado da Lona está sujo e abandonado, os brinquedos estão quebrados e por isso perigosos e um espaço que poderia ser aproveitado acaba não produzindo nenhum valor para a comunidade. Por isso, a proposta do Soltando Ideias é de revitalizar esse espaço, através da organização de um festival de pipas, que inclua oficinas de construção das pipas pelas próprias crianças e envolva parceiros locais para arrecadar o material necessário. A transformação do campo num espaço de diversão agradável e seguro é premissa pela organização do festival, e incentivo para que os moradores e as crianças aprendam a cuidar do lugar e possivelmente a contribuir na sua manutenção. O festival aconteceria uma vez por mês, favorecendo a interação entre as crianças e o fortalecimento do vínculo entre as crianças e os pais, muitas vezes desprovidos das oportunidades materiais de brincar com os filhos e participar dessa fase fundamental da vida deles. Ao mesmo tempo, a organização e execução do festival fomentaria o encontro e a troca entre os moradores, os negócios locais e eventuais convidados, promovendo a articulação interna e com o resto da cidade. A iniciativa é facilmente replicável em outros espaços que versem em situações parecidas, e demonstraria que espaços e oportunidades de lazer podem oferecer um incentivo para os moradores se envolverem em ações de cuidado e respeito.

Me chamo William sou o idealizador do Projeto Soltando Ideias. tenho 35 anos Hoje morando em Santa Cruz vejo e participo das dificuldades que moradores da zona oeste enfrentam, sempre sonhei em levar mais felicidade e alegria as crianças que moram aqui . Soltando ideias realizando sorrisos nas comunidades.
Me chamo Aline sou produtora, atriz e integrante do Soltando idéias, tenho 26 anos e moro em Santa Cruz desde que nasci e vejo que as crianças sofrem por não terem nenhuma atividade e nem local adequado e seguro para se divertirem, brincando em locais perigosos.