Ações positivas Nuvaral

1- A elitização da informação é um desrespeito aos moradores das áreas periféricas. O acesso à informação é essencial para o exercício da democracia. No Rio de Janeiro, quando as periferias aparecem nas principais midias frequentemente é para noticiar acontecimentos negativos, por isso, os jornais de bairro crescem e formam novos leitores. Porém, esses jornais têm um alcance limitado e pouca visibilidade à ações e projetos positivos. É comum o cidadão não ter conhecimento de projetos que acontecem ao seu redor por conta da falta de comunicação.

2- O Projeto ações positivas Nuvaral visa criar um espaço democrático de informações que valorizem boas ações nas zonas periféricas do Rio de Janeiro. Por meio de uma revista online interativa, faremos cobertura e análise de movimentos ignorados ou distorcidos pela mainstream media. Dentre os temas abordados pela revista estão: direitos de minorias, cooperativismo, sustentabilidade, ecologia, artivismo (arte e ativismo social), arte terapia e eventos culturais. A revista terá uma temática por edição de acordo com as demandas do momento. Os integrantes da revista farão reuniões itinerantes e abertas ao público para discussão das pautas, buscando produtores da região. As pautas também podem ser sugeridas pelo site ou matérias enviadas para a seção palco aberto. Os leitores também podem colaborar através do questionário: http://goo.gl/4ty2t2

3- O reconhecimento dos produtores e a visibilidade “midiatica” facilita a captação de recursos e viabiliza a continuidade de projetos comunitários. A divulgação de ações positivas também amplia o acesso aos projetos e possibilita a comunicação com parceiros. Ao participar de iniciativas no seu entorno o individuo se inspira, expande seu sentimento de pertencimento da cidade, tornando-se mais participativo e muitas vezes replicando novas ações positivas.

Ynaê Cortez, Artivista, formada em História da arte pela UFRJ. Professora do curso arte política e responsabilidade social. Me interesso por ocupações artísticas, circuitos alternativos e cinema experimental.
Tereza Lumo, formada em fotografia na Oi Kabum!, interessada nos projetos audiovisuais alternativos feito por jovens e nos diferentes eventos artísticos pela cidade.
Monique Araújo, estudante de Artes Visuais na UERJ, formada em Motion Design pela Oi kabum! Amante pela capaciade de animar o mundo através do minimalismo. Tem como objetivo compartilhar ideias, informações, eventos e sorrisos.
Weyni Rodrigues, formada em Design gráfico pela Oi kabum! Rio. Estudante de desenho industrial na UFF. Me interesso pelas diversas formas de comunicar.