Maracanã democrático

1. Aponte a condição de desrespeito na cidade que o seu projeto pretende abordar.

O desrespeito que destaco é o uso homogêneo do local do Maracanã. É um espaço fantástico que é usado para espetáculos esportivos globais e nacionais. O local é complexo, com uma comunidade indígena que foi despejada, uma escola e outros locais esportivos que foram abandonados para manter a segurança. O desrespeito é que as pessoas são excluídas do local, à medida que a intensa segurança é manifestada como aumento da presença policial e o uso de cercas. O próprio estádio perdeu as seções de assentos que abrigava os moradores menos abastados da cidade.

2. Explique como o design ou a intervenção seriam criados.

A remoção das cercas e uma outra concepção do programa seriam reproduzíveis por toda a cidade. Muitos espaços da cidade tem a condição semelhante de estarem cercados e privatizados, criando espaços públicos subutilizados. Seria necessário dinheiro para completar os trabalhos físicos para reapropriar o estádio para uso público. Conectando a estação às comunidades no entorno e ao estádio de um jeito mais carioca permitiria que a forma carioca de infraestrutura de transporte vá ao encontro da vida cotidiana.

3. Explique como o design ou a intervenção criam respeito.

Remover as barreiras entre o espaço do estádio e as pessoas restauraria o equilíbrio e permitiria que o espaço fosse de democracia e respeito. Grupos diversos de pessoas poderiam voltar a habitar esse espaço e resgatar o respeito às culturas locais da globalização e das barreiras econômicas que existem para os espectadores no local. Múltiplos usos do local, como feiras de alimentos, incentivariam todos os setores da sociedade na cidade a se engajarem na vida pública e demonstrar respeito uns aos outros.

Luke Kon Atualmente, sou aluno do programa de mestrado em Arquitetura e Design Urbano da Universidade de Cambridge. No momento, estou no Rio de Janeiro para realizar um trabalho de campo, pesquisando o legado dos Jogos Olímpico e de outro megaeventos recentes. Meu envolvimento tem sido para especular sobre a forma como diferentes comunidades poderiam rehabitar o local do Maracanã.