Escola de cinema da vila kennedy

O CVT da Vila Kennedy, administrado pela FAETEC,foi inaugurado em 2014, mas ainda não está ativo: a situação de desrespeito se manifesta então na impossibilidade dos moradores se beneficiardas oportunidades de conhecimento e formação que a instituição teria que proporcionar.Até hoje, nenhum curso foi oferecido, numa região já caracterizada pela falta de infraestruturas e recursos necessários para satisfazer as necessidades locais, e cuja distância do centro da cidade dificulta o acesso a outras oportunidades. A nossa proposta é transformar o local abandonado num Centro de Referência de Cinema, capaz de reunir especialistas da área que atuem no território, lhes oferecendo uma oportunidade de coordenação, troca e mútuo aprendizado. As salas seriam utilizadas para realizar oficinas de realização audiovisual, exibições de filmes nacionais e internacionais, cine debates e palestras com convidados provenientes de outros lugares da cidade. A reativação do prédio através dessa intervenção daria visibilidade à região, com a possibilidade de despertar a atenção dos órgãos públicos e privados quanto às exigências locais. Além disso, ofereceria para os moradores a oportunidade de se aproximar de uma linguagem e de dispositivos que normalmente estão exclusos, pelo fato de morar tão longe dos lugares na cidade onde esse tipo de iniciativas acontecem. Ainda, através do cinema os frequentadores teriam a possibilidade de investigar uma multiplicidade de pontos de vista diferentes, de discutir com grupos e indivíduos diversos e de desenvolver um olhar crítico sobre a realidade ao redor, o que pode se tornar um incentivo à mudança. Uma formação prática em cinema lhe daria a oportunidade de estruturar novas narrativas sobre lugares, questões e pessoas cuja realidade é muitas vezes ignorada, invisibilizada ou mistificada pelo resto da cidade. Esse tipo de visibilidade é premissa necessária para a cidade conseguir estruturar políticas capazes de amenizar as atuais condições de desrespeito.

Ana Clara tem 21 anos e é cinéfila de periferia desde que descobriu a locadora da comunidade. Estuda cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e relações internacionais na UERJ. É integrante do projeto de audiovisual Notas Viajantes, pelo qual roteirizou e dirigiu seu primeiro curta-metragem, "Batan - Histórias Não Contadas".

Cassiane tem 17 anos , ainda está terminando o ensino médio e cursa técnico de administração. Ela sempre gostou de cinema, só que nunca teve essa oportunidade, logo conheceu a agência de redes e tudo começou, se envolveu em um projeto que não foi aprovado pela banca e foi convidada a participar do Notas Viajantes , fez parte pela primeira vez da produção de filme, uma curta-metragem.

Vladimir Junior 22 anos, ensino médio completo e cursa assistente administrativo no Senac RJ, sempre foi amante do cinema, ama o cinema nacional e o internacional, participante da agência de redes para juventude e coordenador do notas viajantes aonde , teve sua primeira experiência como diretor de fotografia no curta-metragem . "Batan história não contadas"