Heroicas

Sabemos que há muito, a questão de desigualdade entre gêneros tem sido uma problemática em diversos ambientes. No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, a situação não é diferente. Mulheres ainda possuem cargos com salários menores que homens, além de questões como assédio e violência nas ruas e no próprio lar, com as quais temos que lidar diariamente. O projeto Heroicas surge a partir da visão de que a informação e representatividade são fatores primordiais para que todos sejamos vistos de forma igual, independente de gêneros. Esse trabalho parte da premissa de que para que o respeito seja difundido, é preciso que haja, principalmente, uma transformação cultural dentro da comunidade em que vivemos.

Dessa forma, a informação se torna uma palavra-chave na tentativa de uma mudança social. Assim, surge um aplicativo que sendo complementado por uma intervenção urbana, acaba por imprimir uma proximidade com a realidade da maioria da nossa cidade, que possui acesso a smartphones, ao mesmo tempo em que estabelece uma conexão entre o ser humano e o ambiente em que ele vive. O uso da tecnologia de Realidade Aumentada promove o despertar de interesse do transeunte ao ser imerso em um mundo ainda pouco conhecido do digital, além de permitir essa integração com o espaço urbano. Garante ainda que o projeto possa ser reproduzido em diversos ambientes, no maior número possível. O aplicativo Heroicas busca trazer para conhecimento das pessoas, histórias de mulheres que mostraram possuir poder para mudar a sua realidade. Dessa forma, além de inspirar outras mulheres ao mostrar que são sim capazes, apesar do que a realidade as dita, promove uma reflexão a respeito do papel importante que a mulher exerce dentro do seu contexto. Ao encararmos essa importância, o respeito se torna uma consequência duradoura e gradativa necessária para uma sociedade saudável.

Bruna Freitas
Designer carioca em constante formação, sempre procurando uma forma de melhorar o mundo. Apaixonada por tecnologia e inovação, vê no design uma importante ferramenta para uma transformação social e procura estabelecer, sempre que possível, uma ponte entre seu trabalho e essas questões.