Honório Gurgel

O projeto Honório Gurgel visa, sobretudo, a ressignificação simbólica do morador e da imagem do bairro construída pelo violento e preconceituoso conglomerado midiático da cidade do Rio de Janeiro ao longo de décadas. Queremos mostrar ao mundo que aqui, em Honório Gurgel, não é reduto de assassinos e ladrões. Queremos mostrar ao mundo que gostamos de viver aqui e que temos potência para resolução dos macros problemas da cidade. Somos parte da solução e não aceitamos mais o desrespeito da condição imposta pelos jornais. É por esse motivo que desenvolvemos um trabalho de base, em micro planejamento urbano, para mapear as potencialidades e nossos problemas. A microescala nos deu a possibilidade de nos vermos melhor e, a partir dela, o conhecimento prático para toda a metrópole. Intervimos em estruturas subutilizadas, limpamos e ativamos espaços públicos, disseminamos arte e cultura para a população local, empoderamos e, principalmente, tornamos clarividentes os nossos valores ao mobilizarmos um bairro inteiro. Neste momento estamos inaugurando a plataforma política e sóciocultural - http://honoriogurgel.com.br/ - que reunirá todo o trabalho desenvolvido nos últimos 4 anos de muita práxis. São milhares de imagens, vídeos e textos que construirão o contraponto positivo daquele que recebemos passivamente pelos meios de comunicação. A plataforma, aliada aos trabalhos de base, será nosso canal de criar respeito ao aumentar o sentido de pertença e disseminar a cultura de paz. Existimos para além da manchete negativa e preconceitos. Trabalhamos porque sabemos quem somos e o que podemos.

Roberto Uóli, 31 anos, Idealizador da produtora Nada Nada Filmes, responsável por registros antropológicos de Honório Gurgel em curtas metragens. Uoli começou no filme “5x Favela - Agora por nós mesmo”, do Cacá Diegues.
"Estou nessa porque o Honório Gurgel serve como suporte para eu ser um multiplicador da cultura audiovisual."
Lucas Zampieri, 26 anos, É grafiteiro e nasceu em Honório Gurgel. Construiu uma galeria de grafite a céu aberto usando os muros da linha férrea que passa pelo bairro e que hoje funciona como um importante equipamento cultural local.
Raquel Perroni, 21 anos, A jovem artista plástica, estudante de geografia cria mandalas coloridas com fios de lã em laboratórios com crianças na Praça Othon de Almeida e as espalha por todo bairro.
Tuila Brezolini, 20 anos, Artísta plástica e poetisa, Tuila enche de sentimentos e afetos os encontros em Honório Gurgel.
Alan Sousa, 23 anos, Músico, designer, especialista em tecnologia da informação. Alan é a figura presente para resolver problemas e fazer as ações acontecerem. Recentemente produziu e editou o documentário “Os Skatista de Honório Gurgel”, onde conta aos espectadores memórias e histórias das três gerações de praticantes do esporte na região.
Sonia Lima, 68 anos, O quintal de Dona Sonia é um dos equipamentos sociais mais pulsantes da região. Aos sábados a dona de casa o abre para reuniões, laboratórios, shows e não raro para sessões de cinema que reúnem vizinhos e gente de diversos cantos da metrópole fluminens