Pocema: sonoridade urbana

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a informação é um direito
fundamental. Todas as pessoas podem ser produtoras dela e devem ter
condições para poderem se expressar livremente.
O Pocema é uma rede de debate colaborativo via streaming que visa à democratização da comunicação, a interação de forma inclusiva e a pluralidade
de vozes. Em Tupi, Pocema significa gritaria/algazarra.
A comunicação é uma ferramenta efetiva para o exercício da democracia. Além
de ser indispensável para garantia de direitos essenciais: a vida, cidade,
educação, cultura e lazer.
A conjuntura midiática apresenta intolerância, racismo, apropriação cultural,
machismo, xenofobia, especismo, sexismo e transfobia.
A participação popular é excluída pelos oligopólios, que impulsionam seu
repertório de acordo com os seus interesses para consumo da sociedade. Existe uma criminalização da comunicação popular, ou seja, uma opressão que atinge a maioria da população que está em busca de melhorias sociais.
O Pocema busca atribuir a convergência da comunicação como o fator principal da mutação na comunicabilidade. A internet é vista como alternativa para o desenvolvimento de uma mídia mais democrática.
O pocema tem uma plataforma virtual (www.pocema.com.br), onde são produzidos textos jornalisticos, poesias, documentários e promove transmissões via streaming em residências populares e intervenções culturais. Cada membro participa de um programa radiofônico e de uma ação cultural em determinada localidade. Para isso,necessitamos apenas de internet com velocidade superior a 5 MEGA.
A sincronização entre pessoas e projetos nos permite refletir sobre as
contradições existentes na esfera pública, além de poder contribuir para o
desenvolvimento social.

Meu nome é Renan Sales. Sou Pernambucano, mas moro no Rio há 4 anos, onde me formei em Jornalismo ( bolsa integral). Atualmente, estudo Fotografia na Spectaculu e curso Edição e Vídeo na Escola de Cinema Darcy Ribeiro(bolsa integral) .Quero ampliar o meu conhecimento para multiplicar minhas opções. Prosseguir. Agir. Obter uma experiência enriquecedora para desmistificar os meus pensamentos. Transforma-los em iniciativas e projetos únicos.