SINAL AMARELO!

Nos ônibus e em outros transportes públicos da cidade do Rio de Janeiro, percebe-se facilmente que, de forma errônea acontece o DESRESPEITO em relação aos assentos e as pessoas que tem maior necessidade para fazer o uso destes. Alguns, por exemplo, para não cederem lugar, muitas vezes reparam e simplesmente ignoram com naturalidade ou, fingem estar dormindo, entre outras mais situações vergonhosas. Hoje, por conta das já existentes: Lei Federal Nº 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 4.584/2007, os assentos preferenciais estão presente, mas há de se destacar que são POUCOS. Portanto, através de uma análise geral, disponho da seguinte proposta com o objetivo de reverter, melhorar a situação: Que TODOS OS ASSENTOS de ônibus da cidade do Rio de Janeiro sejam "PREFERENCIAIS". Tendo a palavra: “RESPEITE” escrita na parte da Frente e Superior do assento. E já Atrás do assento, e também na parte Superior, a frase: “DÊ PREFERÊNCIA À SUA CONSCIÊNCIA”.

Assim, servindo como um modelo de Campanha para Conscientização, primeiramente e principalmente! Sendo a divulgação por vídeo, foto e/ou ilustração, com escritos pertinentes nos meios de comunicação dos próprios ônibus. E ainda, até mesmo um reforço à aprovação do Projeto de Lei Municipal Nº 1705/2015, para que todos os assentos sejam preferenciais. É de se considerar também que esta proposta equivale não apenas aos ônibus, mas aos meios de transporte em sua totalidade. Idem para implementar em locais além do Rio, se houver crença de validez. O projeto aqui proposto e apresentado, iguala de forma generalizada não só os assentos, mas o pensamento de cada pessoa! E fortalece a mente para que o RESPEITO aconteça de forma também geral e quiçá assintomática e imperceptível, de acordo com o prevalecimento da ideia, até se virar algo costumeiro.

Ismael Gleison de Queiroz Dias (Idealizador e Realizador):
Estudante de Contrarregragem & Camarim pela Spectaculu. Cursa também graduação acadêmica. Além disso, é ator. Tem experiência como modelo, e obtém de publicações jornalísticas em alguns meios de comunicação.
Mas se considera somente um “artista de tudo e de todos”. Viabiliza sempre pretensões favoráveis e benéficas de cunho social.

Tamires da Silva Gomes (Apoio e Consultoria Geral):
Estudante de Iluminação Cênica pela Spectaculu. É ainda atriz e modelo. Recentemente foi uma das finalistas da Oficina de Talentos do Caldeirão do Huck, a partir de um projeto entre CUFA e L’Oréal Paris. E tem grande apreço no que diz respeito a projetos sociais e afins.

Jhonatan Daives da Silva Santos (Responsável pela: Montagem; Edição de vídeo, imagem, som):
Artista e idealista múltiplo, com muita afinidade à música, principalmente. Atua e apoia em diversos meios na relação: sociedade e cultura.

Agradecimentos especiais:
Diogo Borges e Elisa Tandeta - Orientações e Supervisão
Luciano Dantas Bugarin - Tradução (legendas)