vozes que ecoam

O Rio de Janeiro, desde seu fundamento, sofreu uma série de intervenções urbanísticas que ocasionaram o apagamento de grande parte da história negra, acarretando um profundo esvaziamento de tal cultura. Atualmente, o Rio esta sofrendo mais modificações com o projeto “Porto Maravilha” que esta revitalizando toda região portuária. Tal projeto também deixa de lado a parte histórica desta região tão importante para a sociedade brasileira. Logo, a importância deste projeto está no resgate de tais espaços para uma reafirmação cultural onde através das ruas e muros se faça falar de toda a identidade cultural deste povo já que, “a melhor forma de destruir um povo é destruindo sua cultura e negando sua identidade”.

Este projeto é uma homenagem à uma população que tanto contribuiu para a formação desta cidade, buscando o reconhecimento e o resgate desta identidade perdida. Ele é baseado na música “Cidadão” (Zé Ramalho), onde um cidadão deixou o norte, veio para cidade, ajudando a levantá-la e ao final de tudo... não pode utilizar nada do que construiu. No Rio de Janeiro, da mesma forma, a população negra foi imprescindível na construção desta cidade, não tendo direito a usufruir da mesma. O projeto será realizado na região da pequena África. Serão implantadas estátuas representando figuras icônicas do passado da região. A cada estátua será ligada um “QR code”, dando acesso a uma plataforma interativa online, nessa plataforma cada personagem terá uma carta contando um pouco do que viveu. Um personagem específico terá sua história modificada semanalmente, com relatos verídicos de moradores da cidade que falarão sobre o que vivem na sociedade atual. Assim o projeto unirá o passado com o presente, agregando a uma cultura segregada conhecimento, valores e o entendimento do hoje a partir de histórias vividas no ontem, costurando histórias.

Miriã Brasil, 22 anos, nascida e criada em Itaboraí, atualmente, a estudante cursa fotografia na escola de arte e tecnologia spectaculu. E se encontra com um projeto de criar um canal no Youtube, onde irá apresentar pontos turísticos e atividades que podem ser realizadas no Estado do Rio de Janeiro.