Nosso Lugar

O desrespeito do Estado com a população acontece quando a mesma fica limitada a transportes precários, sujeita a violência cotidiana e refém do medo.

Consequentemente, faz com que se isolem cada vez mais dentro de suas casas, a ponto de não usufruir do seu próprio espaço e possuir dificuldades de conhecer outros. Inspirado no modo de viver Ubuntu, "eu sou porque nós somos", que lida com a relação de consenso e compromisso ético com a comunidade, o projeto "Nosso lugar" visa a maior interação dos moradores com a sua rua, seus vizinhos e a história regional, a fim de que o empoderamento social seja fomentado para mobilizar as pessoas e trazer sinergia para a região.

Weyni Rodrigues é aluna de Costura e Figurino na Spectaculu e atuante como designer gráfica formada pela Oi Kabum! Rio. Moradora de Niterói e curiosa por natureza, usa a criatividade para fomentar ações de cunho social. Atualmente é estudante de graduação em Desenho Industrial na Universidade Federal Fluminense.

Dessa maneira, esse projeto sem fins lucrativos permanecerá durante 1 mês com uma estrutura móvel instalada na rua, que depois migrará para outra, na qual conterá materiais básicos para o desenvolvimento de oficinas ministradas pelo próprios moradores. As oficinas são livres, ou seja, de todo tipo de conhecimento que pode ser repassado. Além de servir de espaço para atividades e como ambiente de descontração, na parte central da estrutura haverá um teclado e uma tela touch para acesso a uma plataforma virtual, que conterá informações histórico-culturais e curiosidades do bairro selecionado. Com a ajuda dos moradores a plataforma poderá ser atualizada constantemente, com o acréscimo de informações, lembranças que não estejam ali.

A intenção de manter o projeto no local por um período de 1 mês é para que os moradores da região ocupem a rua aos poucos e depois tenham confiança suficiente para usufruir de um espaço que é deles e continuem movimentando o espaço de forma positiva.