Rio2016 na Real
As olimpíadas e outros eventos ocorridos no Rio evidenciaram o choque entre a realidade urbana e a idealização do local turístico. As promessas de melhorias se resumiram a empreendimentos de promoção, traduzidos por processos de gentrificação e apresentados como revitalização urbana. Da infinidade de notícias veiculadas, observa-se a interrupção de serviços básicos, remoção de famílias e violações dos direitos, destituindo o sentido de urbanidade ao reduzir a cidade a um lugar de consumo. Inspirados pela contradição evidenciada pelas Olímpíadas, que exaltam a competição e a individualidade junto a um discurso de integração e diversidade, propomos o “Rio2016 na Real”, sistema de narrativas em forma de jogo colaborativo que se apropria dos elementos identários da Rio2016, ressignificados pela população carioca com soluções criativas e relações cooperativas. No site Rio2016 na Real, o participante escolhe uma modalidade (logística, poluição, saúde, moradia, educação...), define uma prova e suas regras, se apropria de pictograma da Rio2016 e o complementa com desenhos que caracterizem essa prova para colar nas Arenas, i.e., os locais onde são identificados focos de desrespeito. Um adesivo contendo a marca do projeto e código QR será gerado a partir dos dados inseridos, indicando uma prova em andamento. Outros participantes colaboram com propostas de solução para o problema evidenciado. A analogia às Olímpiadas visa a mudança da narrativa em torno do problema de modo a romper os processos automatizados em um cotidiano imposto. As mecânicas de jogo são usadas para facilitar a imersão dos interagentes na narrativa por meio de desafios e da socialização. Neste processo, os interagentes se comunicam e colaboram com o intuito de encontrar soluções que afetem a coletividade.
O laboratório de design distópico atua na produção de conhecimento, concepção de projetos e poéticas na relação entre sistemas complexos e narrativas urbanas, espacialidades, projetos ubíquos, poéticas de escrita, jogos e interações sociais. Em abordagem teórico-prática, procura mesclar ações propositivas, como projetos e poéticas, com a produção de conhecimento.