Instalação lanterna dos afogados

Partindo de uma reunião de artistas e intelectuais da nossa comunidade, foi escolhido Respeito como tema das Intervenções Urbanas a serem propostas. Desde o princípio, a palavra respeito trouxe muitas reflexões e questionamentos. Falarei sobre respeito ao abordar a ausência dele. E na minha visão a situação dos milhares de moradores de rua exprime muito bem o desrespeito às pessoas. No ano passado foram registrados mais de 5,5 mil moradores de rua no Rio de Janeiro, espalhados por mais de 96 pontos diferentes na cidade. É uma parte da população diariamente ignorada, que vive sem dignidade, vulneráveis a violência e vícios. Um dos objetivos do meu trabalho é dar a tão necessária visibilidade às pessoas nesta situação tão delicada, com isso trazendo respeito. Desejo dar um momento de voz para eles falarem o que quiserem. Também quero chamar atenção para o desprezo que começa na linguagem e nas palavras pejorativas usadas no dia-a-dia. Desejo despertar reflexões sobre essas pessoas e também sobre o espaço que elas ocupam na cidade. Meu trabalho será uma instalação móvel e itinerante, feita para ocupar e iluminar certos pontos escuros da cidade onde se concentram moradores de rua. Esta pode ser facilmente multiplicada, sem perder seu sentido, para ocupar vários locais no período noturno. A instalação é uma espécie de lanterna de papel gigante, do lado de dentro, haverá um áudio, coletado em entrevistas, em que eles contam suas histórias (disponível em https://dl.dropboxusercontent.com/u/29222369/%C3%81UDIO%20DP%20instal%C3%A7%C3%A3o%20Ingrydss.mp3), do lado de fora estarão projetadas fotos graficamente modificadas acompanhadas por palavras manuscritas das entrevistas. Consistirá de uma estrutura retangular de cano PVC, revestido com papel vegetal branco com um tripé dentro, onde estarão apoiadas as caixas de som, um computador e os quatro projetores, um para cada parede. As dimensões serão 3 metros de altura por 1,30 metros de largura.

Ingryd Soares dos Santos
Artista em formação, assídua por aprender e trabalhar com diversas áreas como Ourivesaria, Teatro, Indumentária, Modelagem de roupas, Fotografia e Serigrafia. Já participou de exposição e desfiles, além de ter trabalhado como colorista e confeccionando cadernos. Idealizou todo o conceito e todo o projeto da Instalação.
Pierre Crapez
Arquiteto e professor de artes na UFF. Aconselhou sobre o formato da instalação e sobre o concurso no geral.
Belisa Bittencourt
Produtora, fotógrafa e estudante de artes na UFF. Forneceu a foto para a montagem da lanterna na rua, também aconselhou sobre o material de confecção da estrutura da instalação.
Mariah Almeida
Fotógrafa e estudante de artes na UFF. Apoiou no momento das entrevistas com os moradores de rua.