Você conhece esta mulher?

Sabe-se que a mulher ainda sofre com a desigualdade de gênero e o machismo presentes na sociedade. É possível notar também que dificilmente ela está na posição de protagonista ou dona da própria história. Estão sempre escondidas atrás do homem, ocultadas de suas próprias vidas. O objetivo do projeto é mostrar que as coisas não são desse jeito. A ideia é criar um aplicativo que mostre o protagonismo feminino no Rio de Janeiro.

Ao caminhar pela cidade, com o aplicativo em modo online ou habilitado, o turista (entende-se como qualquer pessoa que esteja com o app em modo online ou habilitado) recebe uma notificação ao passar por locais onde mulheres fizeram história ou protagonizaram momentos importantes. Elas podem ser famosas ou não. No caso das não famosas, a notificação virá em um local ou bairro que tenha acontecido algo relevante da sua história.

Pensando em uma intervenção real, é possível colocar a foto/desenho dessas mulheres acompanhado de um QR Code e a frase “Você conhece esta mulher?”.

Para fazer isso, há as seguintes opções:

1. Cartazes lambe lambe (baixo custo, porém não muito sustentável)

2. Arte urbana em muros ou telas (que pode ser realizado por grupo de mulheres que trabalham com spray)

3. Painéis digitais com luz de led

4. Projeções em locais icônicos da cidade Após acionar o QR Code, o arquivo pode vir em forma de texto, vídeo ou áudio.

Todas as opções com o tempo máximo de duração de 2min. Dessa forma, moradores ou turistas podem ver o Rio de Janeiro sob o ponto de vista feminino, empoderando a mulher e enaltecendo a sua participação na história da cidade. O objetivo é provocar uma reflexão, mínima que seja, sobre o papel que a mulher desempenha e a partir daí, inspirar as pessoas.

Júlia Trindade (Estudante de jornalismo, entusiasta das artes e a favor de tudo que mobilize o ser humano a estar mais satisfeito consigo mesmo e com o espaço onde vive.).